Desterro 




Esta é uma história antiga. A história de Eloá que gostava das poesias de Cruz e Souza, poeta negro como eu. A história de Eloá que usou os versos do poeta dizendo serem seus para seduzir Rogério. Floreios, digamos estéticos. O Cruz soube disso e naquele jeito dele deu permissão ás minhas invenções para falar de amor. Ao me entregar um poema ele disse: Filosofia da sobrevivência.

Isso aconteceu em Nossa Senhora do Desterro, capital da província de Santa Catarina. Eu era moça. Agora, veja bem: estou aqui com as mãos cheias de nódoas, os ossos aparecendo. Falange por falange, os metacarpos, a pele enrugada, palma da mão calosa, o esforço para registrar essas memórias. O Rogério foi embora com outra e cá estou agradecemos a Deus e a Virgem Maria por me ajudar a transpor as dificuldades na escrita, nas mal traçadas linhas neste caderno.

Naqueles tempos a tuberculose era a doença do século. A noite um mal. O vírus espreitava os poetas e os boêmios que gostavam de contar estrelas, causos, fazer poemas e jogar capoeira. Eu também corria o risco de ser infectada pelo bacilo tubérculo. Gostava dessas reuniões. A sorte e a proteção divina fizeram com que Dr. Ricardo Reis me acudisse na hora exata. Ele estava de passagem na cidade e cruzou o meu caminho. Logo solicitou exames, prescreveu medicação correta e o meu encontro com ele e com  Cruz e Souza ficou gravado no meu coração. Até hoje lastimo não ter  tido um novo encontro fugaz, que fosse, e me desse à oportunidade de fazer um agradecimento a esse Doutor tão prestativo. Quando tive disposição para procurá-lo soube que tinha embarcado no navio de volta  para Portugal.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poema das Crianças Traídas