Girassóis 


 



Toda criança é um artista disse Pablo Picasso.

 A arte é um registro da nossa passagem na terra.  Inteligência, intuição e sensibilidade diante do mundo através do meio artístico.

O fantástico mundo representado por Homero, as pinturas de Leonardo Da Vinci, as interpretações de Louise Bourgeois sobre sua mãe, a loucura de Mozart na música, a solidão de Samuel Beckett  ‘Esperando Godot’ , o Abaporu de Tarsila do Amaral, A Estudante Russa  de Anita Malfatti e as manifestações folclóricas dos diferentes povos  fazem parte do patrimônio universal da  Arte. Nossas vivências não escapam da representação de olhos curiosos na tentativa de encontrar a essência do ser humano.

Byung-Chul Han no A Salvação do Belo, reflete sobre a arte.  Diz que ver o belo provoca comoção. O belo e o sublime tem a mesma origem.  No entanto não se pode ver o outro sem se expor a um ferimento. Sem ferimento não há verdade nem percepção verdadeira.  Sem ferimento não há nem poesia nem arte. A tarefa da Arte consiste na salvação do outro, na salvação do belo.

 “A paisagem se pensa dentro de mim, eu sou a sua consciência” foi o que Paul Cèzanne disse ao ficar diante da montanha de Saint-Victoire.

A arte como uma montanha é resistência. E como resistência é a sua consciência que media a ação do ser-humano-artista num envolvimento  político,  social e  histórico. Dualidade e multiplicidade humana.  No contrapelo da história.

 Não há dúvidas que a Arte é o que provoca admiração e retém o olhar. E não podemos mais conceber a Arte como uma atividade e pensamento de faceta única. A estética da Arte se desdobrou. 

 Vincent Van Gogh ao pintar os Girassóis-1888-captou eternamente os olhares do espectador com  cores vibrantes . Lembro da minha  admiração quando vi esse quadro pela primeira vez.  Ai Weiwei, fez uma releitura desse quadro -2010-  ao fazer  100 milhões de esculturas de  sementes de girassol em porcelana  trazendo a infância dessa flor de outro modo mas com a mesma essência.

Arte é  reconciliação. É liberdade. É infância.  É verdade.

É girassol.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poema das Crianças Traídas