Crianças na guerra

Stop War!



O filme italiano A Vida é Bela do diretor Robert Benigni, 1998, mostra a crueldade que uma criança é exposta durante um tempo de guerra, na Itália. Mesmo tendo o pai, o judeu Guido, fazendo de tudo para que o menino Giosué não perceba a cruel e real história que vive a criança vive num tempo de horror.

Anne Frank -1929-1945-  foi uma adolescente alemã, de origem judaica, vítima do Holocausto  ficou conhecida no mundo, muitos anos depois, por ter escrito um diário onde descreve as experiências de guerra enquanto vivia escondida em cômodos ocultos de uma empresa, durante a ocupação alemã.

Desde que o mundo inventou a ideia de poder de uma região sobre a outra que a guerra afeta principalmente as mulheres e as crianças. São conhecidas  histórias, no mundo todo, de situações de crianças que não desejavam viver sobre tiros e bombas mas viver seguros entre brinquedos e escola.  Vários documentários, livros e filmes mostram que a vida de uma criança -vista por ela mesma-  não se baseia em rivalidade, disputas, intrigas e relações de poder. 

As imagens das crianças na guerra é sempre muito dolorosa. Vejo na TV e na internet mães ucranianas carregando seus filhos de colo, outras, puxando-os pelas mãos, caminhando quilômetros e entrando em ônibus apertados, fugitivas desse tempo escuro. Crianças que dependem exclusivamente de seus pais estão expostas á bombardeios, a fome, a sede, a insegurança, ao conflito e ao medo. Eu não quero morrer, disse uma delas. 

A Guerra na Ucrânia decretada pelo Presidente da Rússia Vladimir Putin trás de volta relatos, filmes que já vimos, replays de invasões, ameaças de armas nucleares e outras modernidades bélicas.  Estão sendo forçados a fugir do país meio milhão de pessoas por conta de um ato autoritário.

O que está acontecendo não é um filme.

Ataques a democracia, a liberdade e a paz  do povo ucraniano tem como consequências, em pleno século XXI, a  morte e destruição das cidades ucranianas bem como  marcar nas crianças o trauma da perda de sua identidade, a possível morte de seus pais, o ter que deixar suas casas entre outras formas de violência.  

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poema das Crianças Traídas