Arte, assunto e  instrumento

Mara Paulina Arruda

 


 

Façamos a mesma pergunta há anos formulada: Para que serve a arte?

Artistas nos diferentes pontos do globo terrestre fazem desde tempos imemoráveis desenhos, pinturas, esculturas, objetos musicais, escrevem e se expressam através do teatro. No mundo atual temos o desdobramento da arte que vai da forma artesanal á diferentes técnicas tecnológicas. Penso que, ninguém, em sã consciência, deixa de se espantar ou encantar por alguma forma de arte. A arte incentiva, nos torna criativo, cria possibilidades e consola diante das agruras da vida .

Porem, algumas vezes o ser humano resolve se retratar  contra a arte ou, pior, usa-la em benefício próprio.

Nessa segunda semana de outubro, duas ativistas do grupo inglês Just Stop Oil jogaram um pacote de sopa de tomate em ‘Girassóis” um dos principais quadros que Vincent Van Gogh pintou em 1888. A ação, feita pelo grupo teve como objetivo chamar a atenção do governo do Reino Unido para assuntos relacionados ao meio ambiente. Ou seja, decretar o fim do uso de combustíveis fósseis. "Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura do que com o planeta e com a vida das pessoas" disse uma das ativistas, no National Gallery, em Londres, após questionar se a arte valeria mais que a vida.

Não é de hoje que ativistas, revolucionários e afins utilizam obras de arte para mostrar suas ideias e revoltas. Lembremos de Monalisa de Leonardo da Vinci que foi, inclusive, apedrejada.

Vincent Van Gogh pintou diversos “Girassóis”. E pintou porquê as flores murchavam com muita rapidez e ele queria registrar a beleza das cores e a perfeição de suas pétalas  na sua tela. A simplicidade formal e a potência das cores delimitadas por um contorno escuro, além do empastamento das tintas nos dá, mesmo nas cópias impressas em livros, girassóis próximos das flores reais.

Não tenho nada contra os ambientalistas. Aliás, sou a favor da luta pelo meio ambiente e por todas as questões que esse assunto nos toca.  Mas, destruir, borrar, danificar uma pintura não é do meu agrado. Vincent Van Gogh, um artista demasiadamente sensível não merece! Nenhum artista, de ontem ou de hoje,  merece ter seu trabalho exposto a uma situação desastrosa desse tipo. E, a arte sendo parte do mundo histórico-cultural da humanidade, assim como a natureza, precisa ser apreciada e iluminada da mesma forma dos Girassóis.  As crianças agradecem!

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poema das Crianças Traídas